Diferenças? Quais????

Diferenças? Quais????
Diversidade. igualdade, respeito as diferenças, raças, etnias, culturas... "Brasil Um país de Todos!"... O que são estas palavras ou expressões além de símbolos? Símbolos, representações que nos guiam, nos moldam e ditam formas de condutas. E nós, o que fazemos dos símbolos? Ou os aceitamos inopinadamente ou os contestamos traçando novas vivências e refletindo novas representações.

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Castelo de Pesqueira. (Luxo, beleza, história e mistério)

Castelo de Pesqueira
Visto de frente.

Por dentro...

Na cidade de Pesqueira Localiza-se a uma latitude de 08º21'28" sul e a uma longitude 36º41'45" oeste, estando a uma altitude de 654 metros. Sua população, segundo censo de 2007 é de 61.337 habitantes. Possui uma área de 1036,45 km².
Cidade do agreste pernambucano atualmente não é conhecida apenas por suas belas peças artezanais de renda e por suas associações de mulheres rendeiras.
Visto de cima

Pesqueira é berço hoje de um dos mais bonitos patrimônios do país. O comerciante Ednaldo Torres com 49 anos hoje, tem ao longo de mais de 22 anos construído um castelo que esbanja luxo e história em cada peça que o compõe.
Um castelo que não teve sua planta pensada previamente, uma construção que tem se tornado mais facinante a cada ano. O senhor Ednaldo afirma, que está em constante construção, que não tem idéia de quando vai terminar, nem o que falta para concluir sua obra de arte, diz que a construção do castelo tornou-se uma obcessão. (Fonte, G1, 2007. Acesso em 26/01/2011.)
Em janeiro de 2010 fiz minha primeira visita a Pesqueira e fiquei fascinada para saber mais sobre aquele monumento que aos meus olhos era um monumento histórico cheio de segredos e que eu precisava desvendar alguns. (Coisa, de alma historiadora, rs).
Comecei aconversar com as pessoas da cidade, que não falam muito, são muito discretas em relação ao dono e a construção. Percebe-se que a população se orgulha de ter tamanho monumento em sua cidade, mas há um respeito enorme em relação a vida privada do dono do castelo que também é dono de outras propriedades na cidade. Descobri através da oralidade, que o dono do castelo viaja constatemente por todo o mundo e de cada local que viaja trás peças para compor sua obra. Podemos constatar estas afirmações ao observar uma grande mistura cultural no exterior do castelo, pois mistura um estilo barroco há um ar de contemporâneidade e nos proporniona uma viagem pelo mundo observando seus detalhes exuberantes e também exóticos.
Em uma das visitas a cidade, ouvi em uma apresentação de uma negra remanescente de uma comunidade quilombola do sertão Pernambucano, uma história oral que da conta de alguns detalhes da história deste castelo.
Resa a lenda, que o dono do castelo era casado com uma linda mulher e que à amava muito, já há tinha prometido que faria um castelo só pra ela um dia, contudo por obra do acaso ou não, em um triste dia sua mulher que estava grávida sofreu um acidente de carro e acabou falecendo junto com sua criança. O senhor dono do castelo se sentiu obrigado a pagar sua promessa e dedicou sua vida a realizar a promessa que fez a sua amada esposa, embora ela nunca possa desfrutar de tal presente.
Lenda ou não, não posso afirmar isto ainda, gostaria de uma conversa com o senhor Ednaldo para desvendar essa história.
Só queria dividir com vocês este lugar que eu fico fascinada a cada vez que o visito.



Visita em dezembro de 2010, castelo em construção, vista noturna.


3 comentários:

  1. Amiga já tinha ouvido falar desse castelo, mas ainda não tinha visto fotos, precisamos ir lá juntas!!! Que lugar lindoooooooo!!! Que charme!!! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga precisamos sim, ir lá para passar um dia e descobrir mais sobre este lugar belíssimo, nosso Brennand do agreste.kkk. Ta marcado viu!!

    ResponderExcluir